quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Apreciação de valores éticos e políticos - atv. 11


A mulher percebeu que os trabalhadores poderiam se revoltar contra eles.

Apreciação de valores éticos e políticos - atv. 10


Eram escravizados, comiam restos havia grande distanciamento entre o patrão e o empregado, os gatos eram mais próximo dos patrões que os operários.

Apreciação de valores éticos e políticos - atv. 9


Os valores políticos: o autor aborda as questões sociais.

Valores éticos: matança de gatos (proibida hoje)

Recuperação do contexto de produção - Massacre dos gatos


Período da pré-Revolução Industrial na França onde os aprendizes eram maltratados e explorados pelos patrões.

Recurso de linguagem - Massacre dos gatos


É um relato fonte parecido com um conto.

Situação de produção - Massacre dos gatos


Este é um texto que circula em áreas acadêmicas e seu autor é norte americano.

Checagem das hipóteses


Acertei somente o país, pois os gatos eram realmente animais.

Relação entre revolta dos trabalhadores e massacre dos gatos

Tabela - capacidades dos verbos de instrução


Gráfico- levantamento de verbos de instrução


Planilha - levantamento de verbos de instrução


Livro escolhido


Nome: Link da ciência

Autores: Silvia Bortolozzo e Suzana Maluhy

Editora: Moderna

Série: 6ª série do ensino fundamental

Verbete das cinco palávras da lista


Estrela
Astro com luz propria;

Ácido
Azedar

Matéria
1 Aquilo de que os corpos físicos são compostos; a substância constituinte. 2 Fís Aquilo que ocupa o espaço; o conteúdo em contraposição à forma.. 5 Substância física ou corpórea, em geral sólida, líquida ou gasosa, distinta dos fenômenos incorpóreos, tais como espírito e alma, qualidades, ações etc.

Tecido
Massa de células contíguas, originadas por subdivisão, de forma e conteúdo idênticos e especializadas no desempenho de uma determinada função;

Célula:
A mais pequena porção do organismo capaz de vida independente cada um dos elementos plásticos, microscópicos, dos tecidos orgânicos; pequena cavidade ou interstício no tecido esponjoso dos ossos,

Verbete "tempo"


Tempo. sm.1. A sucessão dos anos, dias, horas, etc., que envolve a noção de presente, passado e futuro. 2. Época, estação. 3. As condições meteorológicas.

Texto "O micrócus" de Tacus


O micrócus é um micróbio. e como tal não poderemos ver, a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto, mesmo através de tal aparelho, pois sua timidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando o empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto. Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois se ele nos espeta com aquela setinha que carrega na mão, o resultado é terrível, se bem que ninguém saiba exatamente o que é, pois nunca ninguém foi espetado. Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidades do Cerebellum, num quartinho por demais confortável, graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto, em belos vasos sangüíneos. Nesse mesmo quarto, ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e, sem nenhuma pretensão, pinta lindos motivos florais de cativante frescura.
Podemos até visitá-lo depois de seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso. Se ele não conversa muito, por causa de sua timidez, escuta maravilhosamente – e, principalmente, acredita em tudo o que a gente fala e adora as nossas piadas.
Certa vez, um micrócus se apaixonou por um anticorpo que era freira. Desse amor impossível resultou a desgraça dos dois. Ela, por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera, transformando-se em santa e indo para o céu da boca. Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.
Mas o micrócus mais célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça, em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva, a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.


(TACUS A criação das Criaturas, Ed. Vanguarda, S.P., 1977, p. 33 (c) Dionísio Jacob, com autorização da Edições SM).

Diferenças entre linguagem metafórica e linguagem científica

Checagem das hipóteses- As mesmas praias e o mesmo mar, texto de Dooling e Landman


Não houve disparidades entre o texto "As mesmas praias, o mesmo mar", com o levantamento de hipótese do texto de Dooling e Landman.

Trecho que resume a idéia central-Dooling e Landman


" Os olhos enganam", disse ele, "um ovo, e não uma mesa, tipifica corretamente esse planeta inexplorado

Inferência sobre o texto de Dooling e Landman-perguntas


O texto trata do descobrimento da América, quando imaginavam que a Terra era quadrada e não aredondada como se sabe hoje.- São Naus. -Em alto mar .- As criaturas aladas são grandes pássaros.- Cristovão Colombo.

Mural da ciencia II - Esquema Davis, Garin e Sagan


Comentário do texto de Roxane Rojo

Definição de Senso Comum

Senso comum (ou conhecimento espontâneo, ou conhecimento vulgar) é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir. É baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a tradição, a intuição e a autoridade de um conhecimento específico.

Resumo do parágrafo mais importânte do texto de Sagan


"...gosto de um Universo que inclua muito de desconhecido e, ao mesmo tempo, muito de conhecido..."um Universo onde se conhece tudo é monótono, um Universo incognoscível nãao é lugar para um ser pensante.

Generalizações parciais, seleção e síntese

No início oferecer a idéia principal e solicitar que o aluno encontre no texto, depois ele pode retirar as idéias principais (relacionar) para chegar a síntese = generalização global.

(1 ) A. Ciência - definição, objetivos e métodos
(10) B. A procura de regras
(11) C. As leis naturais e a compreenção do Universo
(14) D. As limitações do Universo cognoscível
(7 ) E. Conclusão 1- antítese: o Universo é cognoscível
(9 ) F. Conclusão 2 - síntese: Universo desconhecido e cognoscível
(15) G. Conclusão fianal - síntese: Universo desconhecido e cognoscível
(2) H. Exemplos de possíveis questões para investigação científica
(6) I. Nossa capacidade cerebral
(3) J. O pensar científico
(8) K. O sal
(12)L. o senso comum e a ciência
(13)M .Outro exemplo- a molécula de sal
(4) N. Podemos compreender o Universo?
(5) O. Podemos compreender um grão de sal?

Definição do fazer científico

O principal artifício da ciência consiste em pensar sobre algo. Fazer ciência nos coloca na posição de experimentadores.

Características da ciência

CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA:Experiências, teorias, estudos e mudanças .

Mural da ciência I

CIÊNCIA - É a possibilidade de novas descobertas e prováveis explicações para muitos mistérios.

Avaliação do módulo I

Ler e escrever deve ser compromisso de todas as áreas?

Capacidades de escrita propostas "A" e "B"


Proposta “A” , as atividades fornecem subsídios para que os alunos apenas escrevam, os alunos não são estimulados sobre o tema, mas sim, apenas têm que escrever as informações contidas no texto (resumo), ficam apenas na transcrição, o enfoque da atividade está na gramática e na ortografia.
Na proposta “B”, os alunos têm a oportunidade de resgatarem conhecimentos prévios, socializarem, construírem novos conhecimentos a partir de uma comanda clara, objetiva e que permite a compreensão do aluno ao que o professor quer que ele aprenda.
Mediante as estratégias utilizadas, (grupo, pesquisa e seminários) favorecem a participação mais efetiva e a compreensão dos conhecimentos de um determinado período político, econômico e social do povo brasileiro pelos alunos.

Capacidades de leitura proposta "A" e "B"

Prosposta "A", após a análise percebemos que a mesma não favorece a compreensão da capacidade de leitura em sua interstualidade, pois os questionamentos são superficiais e prendem-se apenas a conceitos.
Quanto a proposta "B", a mesma favorece a reflexão, o resgate de valores a interdisciplinaridade, e permite aos alunos leitores que contextualizem os aspéctos históricos, políticos, sociais e econômicos relacionando passado e presente, favorecendo a compreensão relacional, possilbilitando e estabelecendo a relação de causa e efeito, permitando também a localização de informação explicita no texto, a inferência de informação implicita, e posicionamento, reconhecendo o efeito de sentido decorrente de determinadas escolhas lexicais.

Gêneros que circulam em minha disciplina e em minha área de conhecimento

Gestor: ofício,solicitação,leis,reportagem, artigo e editorial.

Álcool, crescimento e pobreza

O texto mostra disparidade na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e proporções precárias de trabalho, que a charge preza.De acordo com o quadro das Capacidades, de Roxane Rojo, os alunos deveriam ter desenvolvido os seguintes conhecimentos, capacidades, competências e habilidades para resolver essa questão corretamente:- Ativação de conhecimento prévio;Levantamento de hipóteses;Comparação de informações; Produção de inferências locais; Produção de inferências globais; Percepção de relações de intertextualidade; Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.

Ler e escrever deve ser compromisso de todas as áreas?

Checagem das antecipações de leitura e escrita

Antecipação dos conceitos de leitura e escrita

Pesquisa sobre gêneros


Boletim de avaliação




A charge jornalística
O trabalho com as charges busca um diálogo entre as áreas de comunicação e de Letras, já que desenvolve aspectos referentes às linguagens verbal e não- verbal, a partir de uma perspectiva intertextual de comunicação.
Buscamos com base nas charges jornalísticas leituras intertextuais a partir, não só das palavras, mas também das imagens, associadas ou não.

O romance poícial
Toda a narrativa policial apresenta um crime e alguém disposto a desvendá-lo, porém nem toda a narrativa em que esses elementos estão presentes pode ser considerada policial. Isto porque além da necessidade de um crime, é preciso também uma forma de articular a narrativa, de estabelecer a relação do detetive com o crime e com a narração.

Esfera de atividades humanas

LABORATÓRIO DE QUÍMICA

ESFERA DE ATIVIDADE REPRESENTADA
CIENTÍFICA

ATORES ENVOLVIDOS
PESQUISADOR, CIENTISTA,

INTERESSES/PERSPECTIVAS EM JOGO
DESCOBERTAS,

EXEMPLOS DE ATIVIDADES REALIZADAS NA ESFERA
PESQUISA, CRIAÇÃO,

GENEROS EM CIRCULAÇÃO
RELATÓRIO CIENTÍFICO.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

ESFERA DE ATIVIDADE REPRESENTADA
JORNALÍSTICA

ATORES ENVOLVIDOS
JORNALISTAS, REDATORES, CÂMERAS, REPÓRTERES, FOTÓGRAFO, SUPERVISORES, DIRETORES,

INTERESSES/PERSPECTIVAS EM JOGO
INFORMAÇÃO, IBOPE.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES REALIZADAS NA ESFERA
EDIÇÃO, ENTREVISTAS, FOTOGRAFIAS, FILMAGENS, FLAGRANTE, COLETA DE INFORMAÇÃO

GENEROS EM CIRCULAÇÃO
CIRCULAÇÃO TEXTO ESCRITO E FALADO, NOTÍCIA, REPORTAGEM, CRÔNICA SOCIAL, CRÔNICA ESPORTIVA, IMAGEM.


CONGRESSO NACIONAL


ESFERA DE ATIVIDADE REPRESENTADA
POLÍTICA

ATORES ENVOLVIDOS
DEPUTADOS FEDERAIS, TRIBUNA, FUNCIONÁRIOS, PRESIDENTE DO CONGRESSO.

INTERESSES/PERSPECTIVAS EM JOGO
PODER., DEFESA DOS INTERESSES DO POVO

EXEMPLOS DE ATIVIDADES REALIZADAS NA ESFERA
ELABORAÇÃO DE LEIS, VOTAÇÃO DE EMENDAS, PROJETOS SOCIAIS, PROJETOS ORÇAMENTÁRIOS.

GENEROS EM CIRCULAÇÃO
TEXTO DE OPINIÃO, DIÁLOGO ARGUMENTATIVO, DEBATE, ASSEMBLÉIA, DISCURSO.


SALA DE AULA

ESFERA DE ATIVIDADE REPRESENTADA
EDUCACIONAL

ATORES ENVOLVIDOS
ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES, DIRETORES, SERVENTE, COZINHEIRA, SECRETÁRIO, INSPETOR

INTERESSES/PERSPECTIVAS EM JOGO
APRENDIZADO

EXEMPLOS DE ATIVIDADES REALIZADAS NA ESFERA
ESTUDAR, ENSINAR,APRENDER, COORDENAR, ORGANIZAR, LIMPAR, COZINHAR, CUIDAR. LAZER.

GENEROS EM CIRCULAÇÃO
TEXTO EXPOSITIVO, EXPOSIÇÃO ORAL, SEMINÁRIO, COMUNICAÇÃO ORAL, TEXTO EXPLICATIVO, TOMADA DE NOTAS, RESUMO DE TEXTOS EXPOSITIVOS E EXPLICATIVOS.

Esfera de atividades humanas

Livro que marcou minha vida


“IRACEMA, a virgem dos lábios de mel”
José Martiniano de Alencar, Mecejana – Ceará

Brasil, terra descoberta pelos europeus portugueses, tem em seu solo a figura sagrada do índio, primeiros moradores deste rincão, recebem no século XVI o europeu que vem em busca de riquezas – aventureiros, degredados.Ao chegar a Terra de Santa Cruz, duas raças se encontram; cada uma com seus usos, costumes, crenças, culturas diferentes.O índio primitivo, “dócil”, sem vício algum, se depara com o português, que está à procura de uma vida mais fácil, sucumbe o índio, domina-o praticamente, fazendo-o subordinado.Numa dessas aldeias indígenas, existe uma linda jovem índia tabajara - Iracema, que se destacava pela sua beleza e formosura, prometida aos deuses, é sucumbida pela paixão por um jovem guerreiro português – Martim, do qual tem um filho e perde sua vida em conseqüência desse sentimento tão avassalador.José de Alencar, com uma de suas principais características – indianista – mostra através dessa obra a miscigenação da raça brasileira, além disso, entre outras coisas, destaca a figura do índio em sua fidelidade, bravura, de um lado, e o português, o “selvagem” que corrompe o índio, de outro.Obs: Foi o primeiro romance que li, não uma vez, mas cinco vezes, quando ainda adolescente. Fiquei a princípio estarrecida com o tratamento dado aos índios pelos europeus portugueses e o início do processo de aculturação, mas o que mais chamou minha atenção foi o amor entre Iracema e Martim, e o triste desfecho desse romance. Li várias vezes, sempre procurando imaginar um final feliz. Os dias de Iracema vão ser longas tardes sem manhã, até que venha para ela a grande noite."

Helena Maria

Sinopse


O menino no espelho


Nesta obra, o menino Fernando, que vem a ser o próprio autor, vive todas as fantasias de sua infância, através de aventuras mirabolantes. Ensina uma galinha a conversar, aprende a voar com os pássaros, fica invisível, encontra-se com Tarzan e Mandrake, visita o sítio do Pica Pau Amarelo, torna-se agente secreto e campeão de futebol, vive aventuras na selva, enfrenta o valentão da sua escola. E, no menino que vê refletido no espelho, descobre o melhor de si mesmo, a projeção do ideal de pureza que só uma criança pode alcançar - simbolizada na libertação dos passarinhos. Autor = Fernando Sabino. Helena Maria.

Checagem da antecipação do livro de Calvino

Antecipação ou predição do livro de Calvino

Um viajante numa noite de inverno deparou com uma hospedagem em meio a um lugar ermo, mas de aspecto extremamente agradável e aconchegante, com lareira acesa, cujas fagulhas aqueciam e iluminavam o pequeno ambiente, com tapetes que forravam o chão, entremeados por uma cadeira de balanço e várias almofadas, deixando no ar uma atmosfera de repouso e tranquilidade, onde o viajante só de passar os olhos pelo local, emudece e fica em êxtase.Adentra imediatamente, fecha a porta, localiza algo que possa satisfazer seu voraz apetite e degusta-o, toma de um livro amarelecido, esquecido sobre uma mesinha e, aproveita a oportunidade surgida em sua fatigante vida, deita-se entre as almofadas começa a leitura e põe-se a imaginar no "regaço" da mulher amada, fecha os olhos e adormece, como se não houvesse mais o amanhã.

Relato de experiência

Redigir um texto por menor que seja para ser editado de imediato, nos deixa a princípio, inseguros. A expectativa que criamos em torno do que vamos escrever chega a causar impaciência e com vontade de fazermos algo de qualidade. Mas, cremos que com o tempo, "escrever" dessa forma se torne prazeroso.

Paródia

É fazer uma nova versão sobre algo já conhecido, é necessário que se conheça o texto original para poder fazer comparação, adaptando a obra original a um novo contexto, permeado por uma dose de humor.

Adaptação de "Se um viajante numa noite de inverno" - ìtalo Calvino

"Viaje para outros mundos"
Ler é tão bom, que a posição e o lugar pouco importa.Hum! a concentração é tanta que o barunho me irrita e me tira do sério.Não sei se chingo ou se resmunga, meu pescoço endurece e repucha.Meu Deus, que loucura!Nada como um cafezinho para me recompor e me encorajando novamente para a leitura. Entrei num corredor escuro, um verdadeiro breu, e quando já estava quase morrendo de angústia, um tiro fez-me voltar ao mundo dos vivos. Fiquei atônita, e só ao me recompor pude perceber que nada mais era que um estouro de bexiga provocado por um moleque qualquer. Corri para o banheiro com o livro na mão, tomada por uma enorme vontade de urinar, pois o susto foi grande. Satisfeita do ato, continuei ali e retornei ao corredor escuro e depois... Só Deus sabe o que aconteceu no final.

Depoimento de leitura e escrita

"A leitura me remete a mundos desconhecidos"Essa foi o que a mágica da leitura proporcionou-me na adolescência, mas até hoje, me dá a possibilidade de viajar pelas entrelinhas do texto de maneira tal que, mesmo depois de concretizada a leitura fico imaginando outros desfechos, pois isso a mim é permitido. Não importa o gênero textual, de qualquer forma, leva-me a percorrer outras trilhas, como se por um momento sequer, me tornasse um personagem real, quer para criticar ou participar por inteiro.

A leitura e a escrita devem merecer atenção dde todas as disciplinas?

Todos os professores dos diversos componentes currriculares devem chamar a atenção do aluno para as outras linguagens, pois o texto não é só composto por palavras, mas outros detalhes que compõem o texto ( ilustrações, gráficos, etc.), também transmitem informações que dão a possibilidade de compreensão do texto, sendo assim, um processo ativo para o aluno, facilitando a leitura e a compreensão. O importante é o professor estar atento para instigar o aluno através de perguntas - levantamento de hipóteses, inferências, deixando de ser apenas receptor.

Definição de Blog

Site onde se pode entrar todo dia e saber sobre tudo o que aconteceu no dia de determinada pessoa. É um espaço de interação onde tudo pode ser dito e publicado, desde textos, imagens-fotos. Não há limites para o conteúdo que se encontra nos blogs, nem sobre quem pode ter um blog. As ferramentas do blog são fáceis de usar, não oferecendo obstáculos para o seu uso diário.Uma das vantagens do blog é a possibilidade de acrescentar alguma informação ou comentário interessante de forma instantânea, promovendo a "aproximação" entre pessoas que participam da interação´.É o contrário dos diários pessoais, pois possui ordem cronológica inversa.

Expectativa do curso

As exigências da sociedade do conhecimento, requer dos educadores uma predisposição à mudança e uma disponibilidade para aperfeiçoamento constante. Este curso é uma oportunidade ímpar de refletirmos sobre nossa prática, introduzindo metodologia mais condizente com o cotidiano do nosso alunado. Portanto, esperamos que nosso olhar sobre a leitura e escrita adquira um significado maior em nossa atuação como profissional.

Perfil

Como profissionais da educação almejamos o aperfeiçoamento constante, com o intuito de melhorarmos nossa prática, adotando posturas que venham beneficiar todos os nossos alunos, especialmente aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem. Sou Helena e, apesar da idade, gosto muito de estudar e estar aprendendo sempre. Tenho um marido extremamente compreensivo e dois filhos maravilhosos que estão ansiosos com a aproximação da minha aposentadoria. A escola é o local onde convivo de forma harmoniosa com todos, fazendo com que surjam desta interação, amizades duradouras e sinceras. Portanto, não pretendo de forma alguma desperdiçar a oportunidade de fazer o curso sobre como melhorar a leitura e escrita na escola.Sou a Tânia, também já entrei no "enta"(idade), tudo que faço é com prazer, pois somente assim atingimos nossos objetivos. Sempre procuro fazer cursos de aperfeiçoamento,(mesmo já estando no nível máximo-referência), pois sempre temos algo para aprender.